O natal é aquela época em que as crianças se divertem e os adultos trocam olhares de lembranças. Olhares do passado... pensando o quanto o natal era divertido quando todos acreditavam no Papai Noel.
É uma época estranha para mim. Toda essa nostalgia envolvida... Pessoas que nunca mais vi ou verei, simplesmente porque a vida é isso: uma passagem.
De verdade, ninguém lembra do aniversário de Cristo. Ninguém canta parabéns a ele. Não tem bolo, nem vela ou primeiro pedaço. Mas a sensação de que é uma época diferente, fica. Ninguém (mesmo os ateus) fica impune ao natal. Ninguém.
Hoje é a véspera. Mas é nessa noite que comemos perus, tenders e outras coisas emblemáticas para celebrar a noite cristã. Trocam-se presentes, beijos e abraços – mesmo sem entender muito o porquê de tudo isso. Todos fazemos. Está implícita na nossa condição humana (ao menos a brasileira), creio.
Mas hoje é também o dia em que podemos agradecer, pedir e renovar. Se Cristo nasceu e passou por poucas e boas, ele com certeza vai ouvir os pedidos mais amenos – só para mostrar que o mundo para gente é bem mais fácil do que foi pra ele. E aí, a gente consegue enxergar que é possível conquistar mais coisas, sem ser crucificado no final – desde que “façamos o bem, sem olhar a quem”, já diria meu avô.
Vamos aproveitar a noite com a família, os amigos e as pessoas amadas para lembrar de que é preciso amar mais, para viver (muito) mais e melhor. Que é preciso perdoar, para ser feliz. E que tudo isso se consegue lutando, arregaçando as mangas e confiando na gente mesmo.
Que nesse natal a gente consiga ver a nossa vida com outros olhos, procurando a leveza para descobrir que o melhor é ser feliz nos pequenos momentos – porque são eles que valem a pena (de verdade), o resto é blá blá blá natalino.
Um comentário:
oi,querida...
Você traduziu bem o Natal,nostalgia
fraternidade,trocas...ninguém lembra de Cristo,mas ele vive nessa troca de energias boas em cada um de nós.Que possamos dar continuidade a elas em todos os dias do Ano Novo,afinal não será por isso que esta data vem antes?
Que cada um faça sua parte...
Bjs,cheio de desejos realizados...
HOhoho...Ana
Postar um comentário