quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Romantismo do Cineminha

Morar em Santos tem suas vantagens. Aliás, bairrista que sou, diria que têm todas. Mesmo a distância (já que hoje só “estou” em férias, feriados e finais de semana) sempre vale a pena...
Só em Santos é possível misturar maresia e cinema, por exemplo. Sim. Lá existe o lugar certo: Cine Arte Posto 4, que fica no canal 3 (Posto 4 no canal 3? Tem um “quê” português,né?), Gonzaga - para quem não sabe Santos é dividida por 7 canais, por um motivo que vai além dos meus conhecimentos.
Enfim, no meio do jardim da praia (o maior jardim por extensão no mundo, já no Guiness Book- olha o orgulho!) existe uma sala de cinema. Tem coisa mais charmosa? Ou seja, atrás dela temos areia e mar! E para os amantes da 7ª arte, na programação, apenas filmes fora do circuito comercial como os franceses, dinamarqueses, irlandeses, italianos, argentinos, nacionais, entre muitos outros.
No postinho ou cineminha (como é conhecido) só existem três sessões diárias e os filmes alternam a cada quinta-feira. Um por semana. São poucos lugares para sentar e tem ar-condicionado fortíssimo (é um frio danado lá dentro). As cadeiras poderiam ser muito mais confortáveis, mas valem pelo ar nostálgico e pitoresco do local.
Ah! Em noites lindas de verão o filme pode ser assistido na laje, em cima do posto. Num drive-in sem carros, apenas cadeiras e o telão, tendo como pano de fundo o mar... Ai que saudades disso...
Isso é viver em Santos (e é maravilhoso). Aqui (estou de férias, por isso o “aqui”) não temos – nem de longe – tudo o que São Paulo oferece, mas temos uma nada sutil diferença: o mar, a maresia, o horizonte! Lugares como esses só provam que sabemos aproveitar tudo isso. Viva Santos!

Nenhum comentário: