terça-feira, 25 de maio de 2010

Quem espera nunca alcança

Quem espera sempre alcança tempo livre e ocioso. Sobra mais tempo para olhar o céu. Mais tempo para ouvir bobagem, mais tempo para reclamar, mais tempo para dormir, para beber, para chorar ou fugir.
Quem espera tem horas extras para caminhar triste e cabisbaixo. Tem momentos de sobra para olhar o mar com melancolia. Conhece bem a sensação de abandono (mesmo se rodeado de gente).
Esperar nunca fez ninguém conquistar nada. Ninguém alcançou coisa alguma sentado numa cadeira de balanço. Nenhum email chegou sem contato prévio; o telefone não tocou; o emprego não aconteceu; seu salário não aumentou; o cavalo branco não chegou na hora certa... Sua vida, definitivamente, não mudou.
Quando algo importante deve acontecer não adianta esperar. Vai precisar bem mais do que isso. Vai precisar de disposição para levantar as mangas, colocar as galochas e se jogar na lama. Porque a vida é lama e “é linda por isso”, já diria Xico Sá. Seja para ir atrás de um porco - ou de uma pérola – para só então chamá-lo de seu. Nenhuma outra pessoa fará isso por você. Aliás, ninguém faz isso por ninguém.
A verdade é que a gente encara qualquer perrengue quando estamos certos da decisão tomada. Quando temos dúvidas, decidimos esperar (e nunca alcançar). É mais fácil. Afinal, o risco é sempre mais assustador do que a tentativa. E é aí que tudo se complica.
Se estamos atrás de uma mudança, esperar só atrasa mais o processo. A retirada dos móveis antigos e entrega no novo endereço só acontecem quando o caminhão está aguardando na porta.
Esse caminho pode (até) ser distante e com curvas sinuosas, mas terá o ritmo que seu coração (e sua ansiedade) permitir, desde que a mudança aconteça. Sem espera.

Nenhum comentário: