quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

São Paulo em Santos

Parabéns!
Santos – 462 anos
São Paulo – 455 anos


Quatrocentos e muitos anos depois, cá estamos. Aqui, nesse momento da história sem nenhum glamour. Nenhum vestido longo, nenhuma meia rendada, nada de bailarinas, espartilhos, cachos bem feitos e (muito menos) dinheiro. Nada. Chegamos ao máximo do desleixo, aliás, bem próprio de quem já passou de 450 anos.
Enfim, nem preciso dizer que Santos é a minha cidade. É lá que estão as pessoas mais amadas do mundo (família e amigos). É pra lá que voltarei para andar na praia, tomar cappuccino, beber chopp no Heinz e comer bolinhos de bacalhau no Último Gole (em todos os lugares, muito bem acompanhada, claro).
Mas, apesar de Santos ser mais linda e mais velha, São Paulo também merece destaque. Afinal, foi (e é) aqui que as coisas aconteceram na minha vida (depois dos 21 anos). Profissionalmente, foi aqui que consegui o pouco que já tenho. Pessoalmente, foi aqui que conquistei grandes (alguns literalmente, inclusive) e lindos amigos, além de um gaúcho para chamar de “tchê”.
São Paulo vive no meu coração de uma forma especial, devo confessar. Passar pela avenida Paulista – meu caminho diário, a menos que o trânsito me obrigue a desviar – é uma delícia (de verdade e sem ironia nenhuma). Sempre vejo gente fotografando os prédios, o visual... Turistas, estudantes, curiosos, ou até (quem sabe?) amantes da cidade.
Além de lugares bacanas como parques (Villa Lobos) e cinemas (Belas Artes), São Paulo ainda é o melhor lugar do mundo para se comer e beber. Afinal, aqui está o melhor da cozinha italiana, indiana, japonesa e francesa... fora os petiscos, chopps e caipirinhas dos botecos da Vila Madalena!
Não dá pra negar: São Paulo é São Paulo (de boca cheia mesmo). Mas... um dia eu volto pra Santos (sem dúvida nenhuma). Só preciso (mesmo) dar um jeito de levar tudo e todos comigo... será que dá?

Um comentário:

Fefo Miranda disse...

Bom, não saio desse caos nem que me paguem, apesar de ja ter pensado sériamente nisso, mas prometo te visitar em Santos...