quinta-feira, 29 de julho de 2010

Contos de Fadas

A Reconstrução
Parte 3 (e última) – Cinderela


No mundo das madrastas más, lá estava Cinderela penando no dia-a-dia insuportável de lava, limpa e chora. Apesar de toda a história triste da moça, a pobre gata borralheira é a que melhor representa as mulheres reais.
Cinderela levava uma vida infeliz. Não apenas por seu trabalho árduo, mas pela grosseria de três mulheres loucas. Mas, quantas mulheres não vivem uma situação, no mínimo, parecida?
Ela queria crescer na vida, mudar de status. Queria ser melhor e mandar tudo aquilo para bem longe da memória. Todos não pensam nisso em algum momento da vida? A gente quer mudar. Merecemos mais. Queremos mais. Sempre. Não é o dinheiro, mas o jeito que se vive a vida. Os amigos, encontros, momentos em frente da televisão, cantando com pássaros, dançando na sala de casa, deitados na rede, ouvindo música... e por aí vai.
Ela também queria mais. Cinderela sonhava com um grande homem (ah, os contos de fadas). Um representante masculino, forte e destemido que lhe tirasse da vida que levava. Naquela época eles eram mesmo necessários. Hoje não.
As cinderelas de hoje não precisam de príncipes para que um pedido de casamento transforme suas vidas. Sabem que eles serão sempre sapos e que de nada adiantará. Elas sabem que têm força suficiente para mudar e lutar. Por isso, trabalham, lutam, vivem e... amam. Sim, não precisam deles, mas torcem para que o sapo certo encontre seu sapato em qualquer escadaria (vale até do metrô).
As cinderelas atuais querem um amor de verdade. Daqueles que caminham de mãos dadas e fazem sorrir. Dos que ligam no meio do dia ou os que não têm medo de dizer ‘eu te amo’. Elas querem companhia para vida. E não são menos por desejar isso.
Com experiência de sobra, conhecem bem as madrastas. Sabem que são muitas e estão por toda parte torcendo contra, fofocando maldades, fazendo pouco. Mas, como em um bom conto, o bem sempre vence o mal.
Para as cinderelas o futuro é certo, mesmo que trabalhoso. É suado, mas pode trazer a felicidade. Então, o segredo é não desistir de acreditar.

Nenhum comentário: