terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Medo de enfrentar

O medo é uma sensação estranha. Ao mesmo tempo que apavora, também pode excitar, estimular. É (imagino) a sensação de quem adora filmes de terror – e esse não é meu caso, pois tenho tanto medo desse tipo de filme que pode-se comparar com a mesma sensação de ver o terrorismo de perto, sentar ao lado de um homem-bomba ou coisa assim (e quase não é um exagero).
No entanto, aqui quero falar de outro medo. Exemplificar o medo do risco. Por que arriscar é tão complicado para a maioria de nós? Por que sempre achamos que o que pode dar errado (no risco) vai ser tão traumático que não vale a pena a tentativa? E, a principal pergunta, o que é tão aterrorizante que pode não valer a pena a tal tentativa? (se você não vai morrer ou fazer com que alguém saia prejudicado, claro).
Uma ligação para aquele cara que não te chamou pra sair (como prometeu), pode simplesmente te provar se ele está ou não afim. Tirar a dúvida sobre isso é um alívio e tanto, acredite.
Outro exemplo? Eu tenho um amigo que diz: se você não tem mil reais para pagar uma conta, também não tem três mil pra viajar. Então, segundo ele, que diferença faz? Viaje. Ok, devo concordar que isso é uma loucura tremenda, mas ainda é mais louco não se programar para ter o dinheiro (em uma viagem possível, cheia de parcelas), ter receio de enfrentar a solidão em outro país ou cidade (quando não há mais ninguém para compartilhar a empreitada) ou mesmo a barreira de uma língua desconhecida...
Medo de mudar de emprego, enfrentar uma nova carreira, fazer uma prova, um concurso, começar um curso, uma dieta rigorosa, uma operação milagrosa, uma apresentação inovadora, um pedido de aumento, um pedido de casamento...
O medo está entre nós em vários momentos, o grande desafio é encarar o túnel sem luz (pavoroso para mim), olhar para a frente, nada ver, mas mesmo assim seguir passo a passo até que, de repente (bem de repente), encontre a luz, num jardim cheio de flores com perfume delicioso, chamado Vitória (independente de tudo dar certo, ou não). Afinal, você tentou - e essa era a ideia inicial.

Nenhum comentário: