sexta-feira, 2 de abril de 2010

Viver e editar

Se viver não é fácil, conviver é ainda pior. Nascemos em uma família que não escolhemos (ou, para os espíritas, escolhemos). Passamos, boa parte da vida, obrigados a acordar, sorrir, chorar, comer e dormir ao lado de estranhos que chamamos de pai, mãe, irmãos, primos, tios e avós.
Mas, como adultos, não precisamos mais disso. Muitas vezes aceitamos e até cuidamos por pura obrigação. Raras vezes temos o prazer de estar ali, realmente. Aí, passamos a valorizar cada vez mais a família que escolhemos: o amigo nosso de cada dia.
Fui criada de forma diferente. Fui educada para ter, reconhecer e acreditar em amigos. Amigos que te ouvem, te ajudam e dão conselhos sem pedir nada em troca. E aí, com sorte (e essa sorte eu tive na vida), você pode chamá-los de pai, mãe e irmão - sem errar. Simplesmente, porque os escolheu para um (raro) convívio fácil, sincero e verdadeiro.
Mas dentro de uma família com estrutura comum, na maioria das vezes, a criança cresce e vê que ninguém é realmente aquilo que era. Enxerga a ganância que não via, a raiva, a falsa bondade, a ingratidão (tão bem guardada - como diria Cazuza). Diante de tudo isso, fica mais difícil crescer. É mais duro.
Ah... se a gente pudesse editar os capítulos ruins da vida. Editar pessoas, brigas, vozes, choros, passagens... Ficaríamos apenas com as boas cenas, a bela fotografia, o lindo texto. Alguns diriam que isso faria a vida ser sem graça, mas eu não creio.
Enfim, não dá pra querer tudo. Por isso é preciso agradecer os amigos/família que se tem (e que se ama) profundamente, torcendo para que todas as pessoas consigam ter um pouquinho dessa riqueza – porque esse é o tipo de coisa que mega sena nenhuma dá, só a vida mesmo.

3 comentários:

Renata disse...

eu amo vc, ju!!!!

Keux disse...

Sartre dizia que "o inferno são os outros", mas o q seria d nós sem os conflitos, as contradições, não é? Isso tb acaba por aproximar as pessoas. Aliás, acho q foi assim com a gnt =)

Ju Rodrigues disse...

Fofas amigas queridas, parte de uma família incrível que tenho! Obrigada!
bei Ju