terça-feira, 13 de abril de 2010

A verdade não é crime

Há tempos existia uma lei em que promessas de amor, quando não cumpridas, poderiam dar cadeia, multa, pensão. É um pouco sádico, mas desilusão tem seu lado negro na força, não?
Pense em todos os amores que você teve na vida. Agora, lembre-se de todas as promessas que já ouviu (ou fez). Daquelas bem calorosas que fez você se arrepiar e chorar de emoção - afinal, acreditou que teria aquela pessoa para sempre ao seu lado. Nesse momento, veja toda a dor do rompimento com dinheiro no (seu) bolso ou através das grades. Não é ótimo? (pode soltar aquela risada maligna)
Promessas de amor nos lençóis (lembrando a música), em jantares a luz de vela, em conversas “francas”... Todos os momentos que faziam você ter certeza de que o “pra sempre” (finalmente) existiria. Momentos que faziam de você a exceção, e não a regra. Aí, tudo acaba. É mesmo um crime!
Quantas pessoas você poderia processar? Relembrar na frente de um juiz todas as conversas em madrugadas frias, os cartões e as cartas (que seriam suas melhores provas)... tudo! Surreal não?
Nem vou falar do crime de adultério. Muito mais sério, claro. Traiu? Vai em cana. Desculpa, a vida é assim: cruel. Hoje, a traição tem pena, mas é está declarada apenas ao bolsodo traidor. Quem trai pode chorar a perda de uma boa quantia em dinheiro (mensalmente até).
Coitados? Não sei. Honestidade é tudo nessa vida. Quer agir como uma pessoa solteira? Fique nessa condição. Foi um lapso no percurso doído (as vezes) do casamento? Fale a verdade e não conviva com a culpa.
Enfim, todos esses “crimes” são facilmente evitados pela verdade. Claro que, no auge da paixão, muita coisa imbecil e duvidosa é dita, mas – em geral – pode ser evitada. Um dos dois sempre vai acreditar naquela bobagem toda e se magoar no final. Se você (lá no fundinho) tem dúvidas de que aquilo não vai acontecer: não fale! Pronto.
A vida não é simples assim, claro. Não existe mais crime, não há regras, não há nenhuma prova relevante o suficiente que possa garantir alguma coisa. Mas a verdade (mesmo quando cruel) ainda é a melhor solução. Por isso, pratique!

Um comentário:

Alex Pimenta disse...

Show! Honestidade é tudo. Praticar parece tão difícil para alguns. É apenas o medo. De quê exatamente ninguém sabe. Sou adepto da honestidade, da sinceridade, do respeito. Se todos tivessem essas três bases e agissem desta forma o mundo seria praticamente perfeito.

É simples ser honesto, é só começar a praticar, e logo, sem querer, as pessoas não saberão mais agir de outra forma.

Como tudo na vida, se você quer ser bom naquilo tem que praticar...