segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sozinha sim.

Começo hoje em meus dias raros. Raros e truncados, é verdade (já que terei de trabalhar no meio deles). Mas apenas o fato do não compromisso, me deixa muito feliz - fora os planos, claro!
Porém, antes disso, dia desses, passei a pensar nas diferenças de estar e sair sozinha. Não, não estou falando de viver um relacionamento (ou não), de solteirice. Nada de sentimentalismo envolvido nisso. Estou falando de você ter vontade de estar só. Simplesmente porque quer, oras.
Faço muito e, confesso, gosto. Almoço sozinha, janto sozinha, vou sozinha ao cinema, viajo só, shoppings, cafés da manhã na padaria, teatros e até shows. Numa ótima. Mas, mesmo tendo toda essa auto-suficiência é preciso enxergar (e reconhecer) que existem lugares (e dias) nos quais não se deve ir só - por pura preservação de sua própria sanidade mental.
Um bom exemplo? Cinema em sextas, sábados e domingos. Siga meu conselho: mesmo que você dê muita risada no filme, não vai se sentir bem. Esses são os dias dos casais. Casais de todas as idades estão comendo pipoca ao seu lado e te olham com um olhar de pena irritante. Nessa hora você tem vontade de gritar que está ali porque quer, porque se sente bem e não por depressão. Então, se lembra que, se fizer isso, estará justificando sua falta de companhia, o que dará mais pena ao olhar alheio. Por isso, não vá. Evite esses dias - não há nada de mau nisso. Você pode ir ao cinema de segunda a quinta e ser feliz. Nos finais de semana, procure uma livraria ou uma boa exposição, e deleite-se no mundo de ausência.
Outro lugar a ser evitado é restaurante a luz de velas. Gente, eu sei, a comida é ótima, a chef recebeu milhares de elogios na matéria que você leu, mas a vela acesa indica que você não deveria estar ali sozinha. Melhor ir almoçar lá, se realmente faz questão do lugar. Ou arranje um amigo querido e o obrigue ir com você. Porque os olhares podem ser piores do que no cinema. Alguns podem até chorar por você. Um horror. Prefira um bar e sente no balcão. Faça dos garçons, seus melhores amigos. Com isso, um dia você será cumprimentada por eles com beijinhos e achará ótimo.
Eu realmente testo minha capacidade de estar só e feliz. Quanto mais vivo isso, mais me sinto bem. De novo: isso não tem nada a ver com o fato de ter ou não um namorado. E sim de fazer coisas estando só. Assim como é ótimo viver a dois - uma coisa não elimina a outra (de forma alguma). Mas quando estamos sozinhos podemos conhecer mais gente, as pessoas se aproximam, conversam... são homens e mulheres sem reservas e com tanta curiosidade. Se você nunca fez, deveria experimentar. Evitando os lugares e os dias acima, pode ser uma experiência única e só (que delícia)!

Nenhum comentário: