segunda-feira, 29 de junho de 2009

O acaso não existe

Alinhada com o texto do blog da , deixarei o mesmo título.
Depois de assistir Fernanda Montenegro no teatro e ouvir as palavras de Simone de Beauvoir, nada mais será igual. O mundo (de certa forma) mudou. As pessoas mudaram, o jeito de encarar as coisas ganhou novo movimento, nova perspectiva. Não sei ao certo.
Não. Não gostaria de ter uma vida parecida com a dela (Simone). Mas a interpretação (perfeita) e o texto declarado mostram que o acaso é uma desculpa para quem não quer acertar, lutar ou encarar.
Nunca acreditei no acaso. Sempre ouvi (desde criança) que ele não existia. Hoje, não tenho dúvida. Nada acontece a toa. Nunca. Tudo que escolhemos, que optamos... Tudo tem um porquê. Todas as suas ações vão te levar a algum lugar. Sempre.
A falta do acaso nos coloca à prova. Acreditando nisso, você passa também a ponderar (muito mais) suas escolhas. Tenta errar menos. E é verdade: nossas escolhas nos fazem ser quem somos. Como se a vida fosse uma eterna construção, em que a cada tijolo colocado armamos um novo patamar. A passada de massa (nosso cimento) é nosso pensamento. O tijolo é, então, nossa opção.
Os tijolos podres, quebrados, não nos fazem péssimos engenheiros. Eles apenas nos apontam um problema para que, no próximo andar, possamos escolher melhor. No fim da vida, vamos olhar para cima e ver que tipo de prédio conseguimos construir.
É um texto cheio de metáforas, eu sei. Peço desculpas por isso. Mas, confesso que, de verdade, estou atrás de grandes e fortes tijolos. No final, quero poder andar pelos meus patamares sem medo, sem vergonha dos tijolos mal coloquei, da massa que mal misturei...
Porque, afinal, os erros me fortalecem. São eles que me deixam mais forte e tonificam minha personalidade. Sem acaso. Sem tempos mortos (ou idos). Sem tristeza. É ‘só’ construção.

2 comentários:

Renata disse...

ju, vc é um tijolinho do meu prédio! um tijolinho bonito, forte, risonho e muito colorido! love u! bjocas

Ju Rodrigues disse...

Vc também faz parte do meu prédio Rê!
Só que vc tem mau humor, ta sempre com sono e com fome... mas AMO!! rsrs
bei Ju