domingo, 17 de maio de 2009

Repetindo padrão

A gente repete padrão de comportamento? Somos tão óbvios assim? Respeitamos mesmo esse tipo de norma? Ou melhor, existe esse tipo de norma na nossa sociedade?
Dia desses ouvi de um amigo que, em um relacionamento, acabamos repetindo os mesmos erros que o nosso antigo parceiro fazia conosco. Ou seja, no seu próximo relacionamento você será o outro, para outro alguém. Tudo o que você menos gostava no seu antigo namorado ou namorada (ou marido, mulher – não importa) você vai fazer para seu novo amor, inconscientemente. Será mesmo?
Outra coisa que ele me garantiu é que somos tão idiotas (e nisso eu concordo) que não apenas não percebemos, como também não nos esforçamos na entrega. Quer dizer, em geral, achamos que o nosso relacionamento não merece o mesmo tipo de doação como feita para o antigo. Afinal, não valeu a pena.
Fiquei pensando nisso. Faz todo o sentido. Repetimos erros que as outras pessoas fizeram conosco. O que se conclui que repetimos o padrão e ainda pioramos com o tempo. Quanto mais velhos, piores ficamos.
A maturidade (ou idade) nos faz dizer com segurança o que gostamos, o que queremos e o que não queremos de jeito nenhum (ótimo isso). Mas nos traz um aglomerado de experiências ruins em diversas áreas. Essa fórmula pode ser levada para o trabalho, por exemplo. Quantas vezes não pensamos que não adianta fazer isso ou aquilo, porque no final você não tem nem um tapinha nas costas, já que no seu outro emprego foi a mesma coisa? Padrão repetido.
Claro que não é uma regra. Mas pode acontecer. Não existe fórmula exata para nada na vida (ainda bem). Por outro lado, é bom ficar de olho. Se ponderarmos, podemos ter amores mais intensos e verdadeiros. Trabalhos melhores e mais valorizados. Sem recentimentos. Sem mágoas.
Não somos perfeitos (claro), mas podemos ser mais bacanas, mais transparentes, mais intensos, e, definitivamente, mais felizes. Isso sim é um bom padrão para se repetir.

3 comentários:

NAC: disse...

Não, isso é mentira. É desculpa para quem não tem culhões de mudar a própria vida. Possivelmente este seu amigo repete os padrões ou por preguiça, ou por joselitismo, ou por mau caratismo mesmo. Você só repete os erros SE QUISER. O bom da vida é realmente aprender com os erros. Senão, pra que vale a vida? Continuar nos erros é burrice.

beijo

Ju Rodrigues disse...

Prático e direto! Por isso, te amo!
ADORO!!
bei Ju

Ju Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.