quarta-feira, 20 de maio de 2009

Eu te amo mesmo?

Ferreira Gullar disse em sua crônica “Sobre o Amor”, que as pessoas deveriam ter gatilhos disparados na garganta todas as vezes que mentissem quando dissessem “eu te amo”.
Apesar de (no mesmo parágrafo) ele discordar dessa sua ideia, eu concordo plenamente. O “eu te amo” virou uma frase banal. Depois do primeiro frio na barriga ao ouvir (ou dizer), acaba. Aquela ansiedade e importância da frase e, principalmente, do sentimento, morre completamente.
Sejamos francos: não dá para amar ninguém todos os minutos do dia – até porque pensamos em outras coisas certo? (por favor, concordem). Além disso, tem dia que odiamos – o que não quer dizer que vamos matar a outra pessoa. A gente simplesmente não está amando naquele momento. Por qualquer motivo (mesmo que idiota). Ele roncou a noite inteira quando você teve insônia. Ela quis discutir a relação na hora do jogo da final. Não dá pra amar ninguém nessas horas.
A frase fica tão batida, que vira automática. O homem está entrando no banheiro com dor de barriga, enquanto a mulher grita ao sair de casa. Ele senta no vaso e grita de volta: “Também te amo, querida!” – sério mesmo?
Ela o pegou com outra mulher. Ele estava bêbado como um gambá (expressão sem sentido essa, mas ok). Ela deita na cama ao seu lado, depois de segurar sua cabeça no vaso sanitário. Ele fecha os olhos, ela vira pro lado e diz: “Te amo, boa noite” – como?
Banalidade pura. No costume de uma relação a dois se fala. E pronto. Tanto faz se naquele momento você está amando mesmo ou não. O fato é: depois que se diz a primeira vez, pode se dizer sempre.
Por isso, lanço uma proposta: vamos dizer a verdade? Somente abra a boca quando for sincero e honesto. Quando o momento for encantador o suficiente para encaixar a frase. Valorize o “eu te amo” para que ele eternize esses segundos mágicos. Para que o frio na barriga (ao dizer) nunca deixe de existir. Afinal, é pra viver esse tipo de coisa que estamos aqui, não é?

2 comentários:

NAC: disse...

Quer dizer, Ju, que no post anterior quando vc me disse eu te amo, vc estava MENTINDO? HAHAHAA

bj

Ju Rodrigues disse...

Se liga, besta!!
AMO, AMO, AMO!!