terça-feira, 30 de setembro de 2008

Simples assim

Adoraria descobrir por que a qualidade de vida só é alcançada quando não temos muito tempo para aproveitar dela.
Sei que ‘qualidade de vida’ é um termo vago, mas hoje conheci um médico, de quase 80, que está entusiasmado (daquela felicidade de orelha a orelha, sabe?) com sua mudança para a cidade de Campos do Jordão. Foram anos e anos de trabalho árduo para construir uma bela casa (ele garante).
Já pensou? Anos e anos em busca do sonho de morar no campo. Mesmo com a mulher já morta, ele espera apenas pela visita dos filhos, netos e amigos.
Conheci esse animado senhor em circunstâncias de trabalho (meu trabalho, óbvio) e, confesso, que nos meus quase 30, senti uma mescla de inveja e pena. Inveja de alguém que conquistou o que queria, e pena de alguém que demorou mais de 20 anos para realizar um sonho.
A pergunta é: por que precisamos esperar tanto tempo para isso?
Meu sonho? Morar em Santos. Ficar perto da minha família, do mar e do que eu entendo como qualidade de vida. O que me impede? O trabalho, o (pouco) dinheiro que paga minhas contas e me deixa viajar (nos raros momentos em que não preciso trabalhar).
Mas volto à questão inicial: precisamos esperar até os 70, 80 anos para conquistar a tranqüilidade? Por que essa ânsia do trabalho perfeito, do salário perfeito e do tal reconhecimento?
Tenho assistido ao Paulo Zulu (sim, pelo trabalho extra que arrumei). A vida do cara é incrível. Família, filhos, onda, pesca, pé descalço, horta (repito: ele tem uma horta)! Sua vida: Cuidar com a mulher de uma pousada e, de vez em quando (se precisa de mais dinheiro), atuar em uma novela ou desfilar pra alguém... Pronto.
Eu não sei... Hoje cheguei a conclusão que quero mais vida e menos dor de cabeça. Mais riso e menos preocupação. Quero andar na praia (na minha praia), beber (mesmo que seja tônica) filosofando com meu pai, fofocar sobre tudo com a minha mãe e ainda ter tempo para assistir TV com meu avô (que, aliás, faz anos hoje. Lindinho). Simples assim.
Será que algum garçom de SP me traz isso tudo na bandeja, por favor?

Um comentário:

Unknown disse...

Eu acredito que um percentual muito pequeno da humanidade, consegue realizar seu sonho "Paulo Zulu". E não sei se é bom. Me lembra uma frase de George Bernard Shaw (man and superman): "Há duas tragédias na vida: uma é perder o que se deseja; a outra é alcançá-lo"
Te beijo.