terça-feira, 22 de março de 2011

Desabafo santista

Empresto meu blog, hoje, para meu irmão. Um homem indignado com as mudanças de caráter de um menino (sim, menino) do seu (do nosso) time.
Levanto a questão para dizer que é difícil ser homem (desses com H maiúsculo) com tão pouca idade e maturidade, e com já tanto dinheiro em caixa. Difícil saber o que fazer quando você mal entende o que vai escrito num contrato. Sem ler, sem escrever, sem entender palavras complicadas, esses meninos crescem milionários e sem o menor critério do que é certo ou errado. Eles acabam (quase todos) caminhando para quem dá mais.
Aí... caímos para a mesma ladainha de sempre: quem prepara essa molecada para ser gente grande? Para ser rico? Para ser atleta e não um idiota em busca de dinheiro? Ninguém. Todos os que estão ao redor deles querem a mesma coisa que eles. Fato. Triste e curto fim de quem mal teve um grande começo.
Não, não é apenas pela saída do garoto do Santos, mas é uma problemática generalizada sofrida em qualquer time de futebol brasileiro. Infelizmente, esses meninos passam de ídolos, e viram grandes piadas (dessas prontas mesmo).
Sem mais. Segue o texto de Bruno Julião.

Desabafo Santista

Chegou ao Santos em 2005, foi campeão paulista sub-17 em 2007 e 2008 com mais 21 ao lado, virou banco do profissional em 2009 e foi promovido em 2010, de novo com mais alguns outros tantos.
Juntamente com mais 21 jogadores, venceu os títulos Paulista e Copa do Brasil em 2010, jogando (até as fases de oitavas de final) de forma convincente. Nas fases de quartas, semis e finais passou sufoco.
Não foi convocado, apesar do clamor público.
Rompeu os ligamentos do joelho e sete meses parado, mas recebendo seus 130mil mensais.
Voltou aos gramados no início de março, jogou 3 jogos e nada fez, e agora pediu pra sair do Santos, que "não o valoriza" segundo suas própria palavras.
Agora pergunto: quem é esse tal de Ganso? o que, de fato, ele - e apenas ele - fez ao Santos? desde quando o sucesso de um time de futebol depende apenas de um jogador?
Nem quando o Pelé jogava era só ele. Coutinho, Pepe, Edu, Zito e Cia possuem grandes porcentagens de mérito nas conquistas do melhor time da história do futebol.
Ganso é uma amostra grátis (paradoxalmente cara demais) de um grande jogador. Nada mais.
E hoje avisa que quer sair do Santos, pois o clube não o valoriza?
Apenas para que ele saiba, um dia ele não mais jogará bola. E um dia não mais caminhará pelas ruas, como qualquer mortal que somos.
O Santos vai.
E outra coisa me vem a mente: 130mil x 7 meses parados dá 910mil, sem contar outros certos benefícios.
Realmente o Santos não valoriza seu herói. Este herói de Hans Christian Andersen. O Patinho Feio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto e "bronca". Nós idiotas ou não, vamos ter que parar um dia, o Santos? NUNCA!

Desabafe, sempre!