sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Então, é natal - já diria a tradução horrível de uma música bem menos horrível. É engraçado como essa data tão significativa tem hoje uma conotação tão comercial. Ouvindo (e cantando, confesso) a música do John hoje de tarde com duas pessoas mais do que especiais, lembrei que (mesmo a canção de Lennon estar bem longe de outras tão lindas que ele já compôs) o Natal tinha mesmo um significado diferente antigamente.
Quando o ex-beatle a escreveu queria o fim da guerra (ou já comemorava algo assim, não sei mais). Hoje, o Natal virou uma festa sem mirra, incenso e (definitivamente) sem ouro. Uma festa em que se come demais, monta-se uma árvore sem muito sentido, colocam-se luzinhas (minha parte favorita) e reunimos a família para ver todo o show (?) acontecer.
É injusto não comentar que para as crianças o natal faz sentido. O bom velhinho só vem para os melhores meninos e meninas do ano (mas, em geral, todo mundo ganha). Aí, o natal é mais feliz por causa dos presentes. Por outro lado, se a gente comparar com o menino Jesus faz até sentido. Afinal, Ele também ganhou presentes - muito menos interessantes que uma Barbie ou um skate (nem vou falar da bicicleta), vale lembrar.
Adultos, o natal perde a magia. O comentário que mais se ouve entre os maiores de 30 (ou até menos) é: “nossa! Já chegou o natal!” E assim se vai mais um ano sem que a gente decidisse realmente o que quer da vida, sem que nos envolvêssemos em uma linda história de amor, sem que ganhássemos o dinheiro prometido na segunda onda do ano anterior, sem que a viagem dos sonhos desse certo... sem que tanta coisa acontecesse.
Sim, a saúde se manteve. Sim, coisas lindas e outras tristes aconteceram. Sim, o inesperado novamente se fez presente durante todo o ano. E, sim, valeu. Simplesmente porque sempre vale. Estamos vivos, pô! E outra: se a gente passar o natal sem reclamar da rapidez do ano, do calor ou de como tudo está caro, não tem graça. Afinal, se tudo estiver perfeito, o que desejaremos para o ano que vem? Pelo menos, deixamos a guerra do Lennon lá atrás... já melhoramos, não?

Feliz Natal! Feliz Navidad! Merry Xmas!

Nenhum comentário: