quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Santos é Santos

Santos é diferente. Assim como Nova York é para Carrie Bradshaw, confesso que Santos é pra mim. Com a sutil diferença de que aqui sinto falta de alguns (muitos), sinto falta das minhas flores, da minha casa e sinto meu trabalho incompleto. Mas (e mesmo assim) é aqui que me sinto completa. Difícil relação.
Já escrevi sobre a cidade em tantos textos que nem sei (até acho bom que poucos me leiam, para que apenas eles saibam o quanto posso ser repetitiva sobre o tema). Santos é especial. Fato. Ir embora é sempre uma situação complicada para mim. Me enfraquece um pouco, não sei explicar.
Mas tudo isso não é apenas pelo fato de que, mesmo debaixo de chuva, a cidade é linda, andar na praia é uma delícia, as luzes dos navios no horizonte fazem total diferença ou mesmo por ter o maior jardim à beira mar do mundo. Nada disso faz muita diferença se não houvesse pessoas tão especiais aqui.
Aqui estão as duas melhores pessoas do mundo. A outra está em São Paulo, mas é em Santos que formamos o maior dos quartetos (mesmo que, em geral, somemos apenas três nos encontros). Essas pessoas são a minha diferença, fazem a minha existência e estão no topo da lista de prioridades.
O ano vira e nada disso muda. Pode mudar trabalho, vida financeira, problemas... podem vir decepções, alegrias ou tristezas... podem surgir novidades, novos textos, bobagens... Mas são elas que me indicam a felicidade. São elas que me dizem para parar ou me jogar. São elas que me dão gana de ganhar.
Por elas tudo, sempre. E é aqui, em Santos, que isso tem peso. É aqui que as pedras do whisky dão o som, que os papos sobre a vida e o amor têm mais valor, que a música tem violão e que a risada tem novo tom. Por isso, Santos não é igual a nenhuma outra cidade. Santos é Santos e ponto.

2 comentários:

GPP disse...

Concluiu o que foi o melhor de 2010 e "decidiu" o que sera o melhor de 2011 ??

Ju Rodrigues disse...

Ainda não, mas acho que vou chegar lá! :)