segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Somos (todas) princesas


Contos de fadas destruíram a vida amorosa das mulheres. De princesa a princesa foram se alastrando e contaminando cada menina, adolescente, mulher. Não há nada que podemos fazer a respeito. Foi um ataque devastador e já dura anos.
Já tive teorias mil a respeito. Muitas delas escritas nesse blog mal lido, mal escrito, mal visto. Tanto faz. O fato é: sapos são sapos, e homens são homens. Nunca beijaremos o certo, nem o errado. Mas a crença de que o príncipe virá ficará eternamente na memória de cada menina – não importando se ela tem 4 ou 60 anos. 
O príncipe chegará em algum momento e vai resgatar a mocinha da torre, da madrasta malvada, da bruxa, do trabalho, da independência exagerada, dos pensamentos individualistas, do egoísmo... Ele virá – claro que virá.
Não existe um filme sem isso. Não existe livro sem isso (o mais recente tem tons de cinza, menina virgem e um homem maduro traumatizado e sexualmente ativo - qualquer relação com a realidade não é coincidência). E no fim tudo é salvação. O amor salva, dizem.
Já escrevi sobre a pele verde dos homens comedores de mosquitos (desde que tenham um corpo gostoso, claro), sobre os baixinhos (mesmo que bem altos) com pele gosmenta e língua comprida que volta e meia insistimos em vestir com a roupa de príncipe. Aquela roupa está no armário da memória de cada uma de nós mocinhas indefesas. A gente simplesmente tira ela (mesmo que empoeirada) do guarda-roupa e veste o moço verde. O problema é que muitas vezes, como acontece com o tal sapatinho, o traje não cai bem no moço. Mas, como em um lindo filme de amor, acreditamos que no final o homem certo servirá na roupa branca e nos levará para um mundo de sonhos. E... ele estará em seu lindo cavalo branco, com os cabelos ao vento (mesmo que seja careca) e uma espada para arrancar a cabeça de qualquer espertinho que queira nos resgatar antes dele.
No fundo não importa muito o número de decepções que você já teve. Se é mulher, vai querer ser a princesa de alguém. Nem que isso demore mais tempo do que imaginava; nem que ele saia de um livro idiota; nem que a vida insista em te mostrar que sapos nunca virarão príncipes. Ainda assim sua cabeça jamais desistirá, está programada para histórias encantadas e extraordinárias e, dessa forma, não aceitará nada menos do que isso. De jeito nenhum. 

Nenhum comentário: