terça-feira, 18 de setembro de 2012

São Pedro parou!


Complicou. São Pedro entrou em greve. Estava cansado de tantas reclamações. Muita chuva traz enchentes, tragédias, mortes, acidentes, trânsito, caos... todo mundo reclamava. Então, desistiu. Sentou na sua nuvem predileta e lá ficou.
Achou que alguém iria reclamar sua falta, mas não. Com o passar dos dias, ninguém reclamou. Nada. Nem mesmo no céu. Na verdade, ninguém reparou que aquele homem forte, que vive arrastando móveis e fazendo uma barulheira danada, estava sentado há dias.
20 dias e nenhuma oração. Nenhum pedido. Nada (de novo). Começou a pensar na vida e reparou que raramente alguém clamava por seu nome, ou acendia uma vela. Existia, claro, mas era mais difícil. As pessoas gostavam mesmo do Antonio, do Francisco, do José. Já o Pedro...
Até que passamos dos 60 dias. Mais de 60 dias de sol a pino, calor de verão em pleno inverno. Crianças em hospitais com dificuldade de respirar, umidade do ar baixíssima, as peles cada vez mais secas e opacas, exercícios ao ar livre já são impraticáveis... E, finalmente, ele ouviu gente clamando pela chuva. Mas nem se abalou. São Pedro estava bravo.
Jesus, então, olhou para São Paulo e perguntou de Pedro. Saiu a sua procura e o encontrou tomando a tradicional limonada (ele é louco por limão, veja só) e em uma conversa franca tentou colocar juízo na cabeça de um de seus fieis escudeiros. Mas Pedro estava decidido a continuar a greve até que as pessoas reconhecessem seu valor. Ele merecia isso. O “pior” é que Jesus entendeu. Achava justo a luta do amigo e apenas recomendou: “lembre-se, eles são humanos, não sabem o que fazem”.
Pedro sabia, mas queria que a chuva fosse mais valorizada e, como consequência, sua importância também. Sabia que já tinha gente organizando dança, rezando pela água como se fosse benta. Mas ele queria mais. Esse era (enfim) o seu momento.
Enquanto isso, nós (os humanos desavisados e desinformados) continuamos rezando pela chuva. Porque se até os santos começarem a fazer greve, o que será de nós? (com chuva ou sem ela)

Nenhum comentário: