terça-feira, 10 de abril de 2012

Sinal Naiff


Eu acredito em sinais. Já escrevi isso há tempos (e acho que várias vezes). Os sinais estão por toda parte. A gente pode ver, ouvir, sentir. Basta se abrir.
Parece idiota, bobo, infantil, e talvez seja mesmo tudo isso. Mas quer saber? É encantador acreditar. Sim, a palavra é essa: encanto. Para ter fé, para ver sinais, para perceber e lidar com o que não é obviamente dito, só mesmo sob o efeito do encanto.
Assim, confesso que gosto de ser naiff na vida pessoal. Simplesmente porque me encantam as cores, a ingenuidade (há tempos perdida), as pequenas e bucólicas casas, árvores, pessoinhas. Sinal (plim!) de que mantenho meu lado infantil intacto. Não é bom? Rir de si mesmo, rezar, curtir a andança pelo parque, caminhar pela praia, sonhar com o amor, com a viagem, com a mega-sena...
Voltando aos sinais, vivemos em uma vida cheia deles. Aquela música animada que toca no rádio quando se está deprimido; o iPod que faz você se lembrar daquele que já tinha esquecido; uma criança na rua que te sorri, em dia cheio de maledicências; um telefonema de alguém inesperado no meio da tarde; uma mensagem recebida que te manda um beijo carinhoso; um abraço que você nem precisou pedir; seu filme preferido na TV numa noite solitária... Tudo isso é sinal.
Às vezes, os sinais vêm tortos, é verdade. Ou você não vê, prefere não enxergar. Demora para tomar uma decisão, mas quando enfrenta, percebe que já sabia. O sinal estava bem ali. Declarado.
Ser infantil não é ruim quando se trata de fé. Acreditar (em sinais, em santos, nos amigos, na Coca-Cola, tanto faz) é para os fortes, os fracos apenas julgam. Não ponderam, não encaram, não assumem. Quem se dá ao direito de ser o quer, quem se preocupa com os outros, com a ética, com a verdade e a honestidade, nunca está errado – mesmo que faça algo errado, ao menos teve a coragem de encarar e assumir aquilo que acredita.
E aí, é melhor mesmo estar vestido com todas as cores usadas na pintura naiff, porque será uma festa – mesmo que interna! 

Um comentário:

Ópio disse...

eu também acredito neles, e tive um hoje!!