quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O gosto pela minoria

Não gosto de maiorias. Nunca gostei. Confesso que algumas vezes sou contra só para pertencer a uma minoria excluída. Sempre fui assim... meio chatinha. Claro que existem exceções, mas em geral quando a maioria passa para o “meu lado”, ele já não me interessa mais. 
Foi assim com o PT. Enquanto éramos poucos, eu me engajava. Tínhamos peso, fazíamos diferença, sabíamos agir, reagir, gritar. Hoje, sendo maioria, perdeu a força. Virou qualquer coisa, dentro de qualquer lugar. Não mudou nada e manteve a maior parte da mesmice. Passou de idealização para política. Me desinteressou. 
Gosto dos argentinos. Gosto da Argentina. Sempre achei nossa rivalidade idiota. Sim, eles são metidos, são grossos, mas quantos de nós também não somos? Eles são também criativos, politizados, fazem filmes lindos, carnes deliciosas e ainda têm o tango... Eles têm Buenos Aires (hum...)! Para arrematar, os caras são muito bons de bola e patriotas como pouquíssimos de nós. É admirável e encantador.
Aí... sou também a menina que gosta de futebol. Gosto de xingar, de poder sentar na arquibancada e abraçar (na hora do gol) pessoas que nunca vi. Adoro o som da torcida – mesmo que seja pela TV. E  fico muito feliz quando sento em um bar para beber cerveja e ver um grande jogo.
Mas, não torço para a seleção brasileira. A não ser em casos extremos, como a Copa do Mundo (e, ainda sim, depende muito da situação de cada Copa). Ser brasileiro, nesses grandes eventos, vira uma atitude canalha de também acreditar que somos melhores do que os outros. Não somos. Muitas vezes a seleção canarinho tem o salto tão alto que não deixa um jogador de pé. É nessa hora que dou risada.
Sou a favor do Oscar para o Carlinhos Brown. Por que não? Claro que ele não fez a música sozinho, Sérgio Mendes também estava lá, mas Brown é um cara que o Brasil inteiro (que não é Bahiano) tira sarro. Me lembro que jogaram água nele em um show em SP (ou foi no Rio?), e ele abriu o guarda-chuva numa atitude simpática (?). Ele é minoria. Merece o Oscar só para rir em casa sozinho e beber água com vontade (sem guarda-chuva).
Gosto de Salvador. Muitos odeiam, dizem que cheira mal, que é sujo. Bobagem. Salvador é rico, tem energia boa (vinda de santos, orixás, padres e mães de muitos terreiros). Salvador é a terra do calor, da cor e atualmente da falta de proteção. Política ruim, governantes sem poder, PMs sem caráter e bandidos soltos. Deus proteja a Bahia (porque agora, só Ele).
Tenho milhares de outras coisas que gosto e que não gosto. Mas essas, não me saem da cabeça hoje. 

Nenhum comentário: