quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Gente de Coragem

Tem casal que fica junto 30, 40, 50 anos. Duas pessoas unidas até que a morte os separe. Para sempre. Será que isso é coisa de outra geração? Será que apenas nossos avós conseguiam tal proeza (ou nem isso)?
Lendo o poeta Mario Benedetti descobri que não só existe esse tipo de gente, como eles também amam por todo esse tempo. Aquela história de que, com o tempo, vira outro tipo de amor, pode ser pura balela criada por pessoas que nunca tiveram a coragem de tentar.
Sim, porque não há dúvida de que é preciso ter coragem. Enfrentar todas as mudanças de humor, de hormônios, de cabelo, de barriga... é preciso valorizar as pequenas coisas, todos os pequenos gestos, para só então perceber que vale a pena não ficar só.
Será romantismo demais querer viver o “para sempre”? Fomos criados em uma geração em que o “para sempre, sempre acaba” – e ninguém duvida disso. Inclusive, estamos em uma idade em que o “para sempre” já acabou algumas vezes. Mas existem casais que se encontram nessa vida, e ninguém duvida disso. Eles representam as exceções? Todo o resto representa a regra?
Vivemos num momento da vida em que as pessoas se cansam umas das outras. Elas se trocam. Desistem por vários motivos. As vezes por não suprimirem desejos insignificantes ou por fazerem opções erradas. Percebem que não gostam de dividir, nem mesmo de somar. Estão tão acostumadas com a própria solidão, que não percebem o quanto ela é inexpressiva nesse mundo livre e independente. Pessoas que acreditam que casamentos que duram muito não são reais. Será mesmo?
Basta olhar por aí. Basta ouvir por aí. Outro dia um senhor de 80 anos me contou em uma festa que só poderia dançar com sua mulher, já que ela morria de ciúmes dele, mesmo depois de 40 anos. Lembrei dos meus avós se trancando no quarto, como adolescentes, duas ou três vezes na semana, sem que ninguém pudesse bater na porta (mais de 30 anos de casados). Mais recente, um jovem casal que tem sintonia jamais vista, combinando amizade, cumplicidade, tesão e amor. Almas gêmeas?
Não. Gente de coragem. Gente que não teme amar. Gente que prefere tentar viver tudo, mesmo sabendo de todos os problemas que (com certeza) virão... Gente que enfrenta tudo, simplesmente porque ama. E aí... depois de 30 anos, pode ter o prazer de dizer que deu certo.