segunda-feira, 7 de junho de 2010

Crescer

Os anos passam e de repente a gente vê que cresceu. Aquele acontecimento recente, depois de umas contas, se mostra ter mais de 15, 20 anos. Mesmo assim, os detalhes estão todos ali – como ontem.
Crescemos sem nenhum (ou todo) mérito. Tivemos uma educação diferenciada (ou não), uma vida cheia de acontecimentos (com certeza). Por não ser um epitáfio (claro, estamos aqui vivinhos) sabe-se que muito ainda está por vir e que tudo isso (de agora) vai ter mais de 30 anos qualquer dia desses.
Acontece que ninguém conta como isso ocorre exatamente. Todos sabemos que tomaremos decisões (muitas erradas), que chegaremos a algum lugar (do mundo ou do poço), que conheceremos muitas pessoas (lindas e péssimas), que haverá uma paixão aqui, um amor ali, uma dúvida acolá. Mas, ironicamente, só sabemos disso depois de passar por tudo isso. Nunca antes.
Aliás, antes, a gente fica meio bobo. Aquela fase adolescente em que nada dá errado e as pessoas são amadas ou odiadas com a mesma intensidade. Uma bobagem. Aí, com um pouco de maturidade e muitos tombos a gente vê que nada é (exatamente) 8 ou 80. No meio disso tem um monte de coisas justificáveis e explicáveis.
Crescidos, não só as contas chegam como te executam. Avisam que se não cuidar bem delas você vai encontrar um lugar na lista negra da cobrança. Adultos têm problemas no trabalho, com clientes, fornecedores, parceiros, sócios. Temos problemas com o amor, uma paixão desenfreada (e sem sentido), a pessoa platônica, o beijo inesquecível, o olhar avassalador. Sabemos muito e não sabemos nada (ou quase nada).
Porém, crescendo, a gente aprende mais coisa. Cai e levanta com maior facilidade, percebendo que tem flexibilidade – o famoso jogo de cintura. Além disso, conhecemos melhor (bem melhor) o valor das conquistas e das pessoas. Tudo passa a ter outro sabor. É mais especial e, por isso, muito melhor. E é aí que a gente vê como vale a pena. Afinal, crescer nos mostra vivos. Cheios de erros (claro), pensamentos confusos (como sempre), mas também com muito mais coragem para enfrentar e muitos mais amigos para abraçar.

Nenhum comentário: